Skip to main content

A precária e cara banda larga brasileira


O serviço de banda larga, técnicamente conhecido como ADSL, que é oferecido aos brasileiros é lenta, cara e instável. Além disso tem cobertura insuficiente principalmente zonas rurais e pequenas cidades. Enquanto o mundo já entrou e está de saída da ADSL+2 com velocidade de até 20mb e já entrando na fibra óptica, o Brasil amarga conexões de 256kb à 2mb, quando disponível. Eu fico pasmo quando vejo os preços absurdos que as operadoras cobram por um serviço que deixa muito a desejar.

Vejamos um exemplo de tarifa:

A Oi oferece Velox 300 Kpbs por R$ 72,90 reais mensais. No Reino Unido paga-se R$ 57,08 por 20 Mbps de uso ilimitado, com modem grátis e sem contratos por tempo determinado. Para se ter uma idéia da diferença entre as velocidades apresentadas, um arquivo de 5 mb leva 2 minutos e meio para ser baixado em uma conexão de 300 kpbs ao passo que levaria apenas 2 segundos em 20Mbps.

A banda larga agiliza e facilita a vida de todos. Paga-se contas, marca-se consultas, verifica-se disponibilidade de serviços e muito convenientemente compare-se preços de produtos. Consequentemente economiza-se em transporte, custos, tempo, filas etc. A sociedade se torna mais organizada e dinâmica.

O governo disponibiliza diversos serviços ao cidadão através dos sites governamentais. Isso é ótimo. Mas o governo esquece que os seus próprios sites são lentos devido a má qualidade de conexão empregada nos servidores das secretarias e ministérios. Quando o usuário detém uma certa qualidade de conexão, frustra-se ao se deparar com "bottleneck" ou funil que é para acessar os sites.

A Anatel deveria ter mais rigidez com as operadoras, investigar o alto custo, promover a universialização da banda larga como prioridade, verificar a qualidade e cobrar a substituição de tecnologia obsoleta. Se não o fizer, ficaremos para atrás em todos os outros segmentos da vida moderna.

Comments

Popular posts from this blog

Terceiro Governo Lula: A chantagem permanente do legislativo

Fala-se de tudo, reforma-se tudo, mesmo aquilo que recentemente já até foi reformado, mas ninguém fala na tal reforma política.  A reforma política é uma pauta crucial para o Brasil, pois o sistema político atual apresenta uma série de problemas que precisam ser enfrentados. Entre eles, está o problema das emendas parlamentares, que envolvem a alocação de verbas do orçamento federal para projetos indicados pelos deputados e senadores. Embora as emendas parlamentares possam ser uma forma importante de os parlamentares atenderem às demandas de suas bases eleitorais, elas também são frequentemente utilizadas como moeda de troca política, em uma espécie de barganha com o Poder Executivo. Isso pode prejudicar a efetividade do governo na execução de projetos que beneficiariam o país como um todo. Uma reforma política bem-sucedida deve abordar esse problema, garantindo que o processo de alocação de recursos seja mais transparente e eficiente. Além disso, é preciso assegurar que os projeto...

How to classify an Europhobe

Many biased spurious arguments. Half truth and exaggeration. Xenophobia and fear. These are the main ingredients to make a real Europhobe. They are everywhere and at all costs try to get you on board. They do not enjoy the two main achievements from being part of the European Union. For the first time in history we enjoy more than 50 years of peace in Europe. We don't fight each other for market dominance, land or race. We live harmoniously. Secondly, the freedom of movement. We are free to go anywhere, live anywhere, work anywhere, trade anywhere. The Union makes the strength. I can classify the Europhes in 4 groups: They are: Group A (The Mentally raped) Those who are lead by the partial media which publishes inaccurate or exaggerated stories (Euromyths), most of which give the impression of absurd bureaucracy and over-regulation. Coupled with poor education, poor access to accurate and unbiased information, I call this group the "The mentally raped". They...

A farsa que destruiu um país

Ligações nada apropriadas para um juiz Foi hoje, 10 de Junho de 2019, que finalmente desabou o castelo de mentiras e injustiças do ex-juiz Sérgio Moro. Há muito que denúncias pipocavam sobre a conduta pouco honrosa e ética do magistrado no curso da operação Lava-Jato. Polêmico por flexibilizar leis e regulamentos  para beneficiar o Ministério Público no seu trabalho em condenar réus, ao mesmo tempo dificultar ao máximo o trabalho da equipe de defesa,  Moro, juntamente com seu principal aliado no MPF, Daltan Dallagnol, foram desmascarados pelo site de notícias Intercept . Conluio ente Moro e Dallagnol Textos extraídos de aplicativos de celular, e que anonimamente disponibilizados para aquele site,  evidenciam a sordidez na qual o Moro e Dallaganol se empenharam para condenar o ex-Presidente Lula da Silva. No vasto material que o Intercept anunciou possuir, foi publicado um diálogo do dueto no qual Dallagnol afirma serem frágeis os argumentos para condenar Lula...